Beato Inocêncio XI

12 de agosto

240º Papa e beato da Igreja Cristã Romana (1676-1689)

Nascido em Como, foi elevado ao pontificado em 4 de outubro (1676) como sucessor de Clemente X (1670-1676), um homem íntegro que teve fortes choques com o rei Luís XIV e foi muito querido pelo povo porque trabalhava pelos pobres.


Depois de abandonar a militar, decidiu seguir a carreira eclesiástica e exerceu cargos importantes na administração pontifícia, valendo-se de sua preparação jurídica. Nomeado cardeal pelo papa Inocêncio X (1645), foi governador de Ferrara (1650) e bispo de Novara (1650-1654).


Eleito papa após a morte de Clemente X (1676), mostrou-se terminantemente contrário ao nepotismo e aboliu o cargo de cardeal nepote e, além disso, procurou realizar a reforma dos costumes sociais. Valendo-se da obra do cardeal secretário de Estado Cybo, aplicou rígidas regras de economia com o objetivo de sanear as finanças do Estado e acabou com o déficit do tesouro papal, num período de dois anos. Mostrou-se reticente com os jesuítas e condenou o teólogo Molinos (1687).


Na defesa absoluta da autoridade do papa e na preservação do respeito aos direitos da Igreja, entrou em conflito com o rei da França, Luís XIV, por causa da histórica Declaração dos Quatro Artigos (1682), que afirmava as liberdades galicanas. Nem mesmo depois que as tropas francesas ocuparam Avinhão submeteu-se a autoridade real.


Frustrado na formação de grande cruzada cristã contra os turcos, contribuiu para a conclusão do Tratado de Nimega (1677-1678), da Trégua de Ratisbona (1684) e para a Liga Santa em defesa de Viena (1683) e de Budapeste (1686), contra a ofensiva turca. Apoiou o rei polaco Sobieski, que derrotou os turcos em Viena.


Papa de número 240, morreu em 12 de agosto (1689), em Roma, e foi sucedido por Alexandre VIII (1689-1691). Viveu com parcimônia e esperava que os cardeais fizessem o mesmo e era muito preocupado com a pureza da fé e da moral na Igreja. Insistia na educação da fé e na formação dos monges e incentivava os fiéis à comunhão freqüente. Venerado como santo, foi beatificado pelo papa Pio XII (1956).


Foi o Papa Inocêncio XI que elevou a Igreja de São Salvador da Bahia à categoria de Arquidiocese.


Fonte: Portal São Francisco

Clique aqui para conhecer mais histórias de outras santas e santos.

Clique aqui para conhecer outros Papas da Igreja Católica.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo