Buscar

As Nossas Senhoras do dia 02 de fevereiro

Existem mais de mil títulos de Nossa Senhora pelo mundo


O nome de Maria ecoa pelo mundo todo, expresso em milhares de títulos pelos quais a Mãe do Senhor é invocada. Imagens, ícones, afrescos, vitrais e gravuras buscam representar bem essas invocações marianas, cada qual com sua identidade iconográfica.


Geralmente o "Nossa Senhora" é acompanhado de um adjetivo ou cidade, como Lourdes, Fátima, etc. Nem todos os seus nomes se referem a aparições como os das cidades citadas acima. Nossa Senhora Aparecida por exemplo se deve ao milagres que inicialmente aconteceram no rio Parnaíba, no interior do estado de São Paulo.


Apresentamos aqui quatro títulos de Nossa Senhora celebrados no segundo dia do segundo mês do ano, que dão exatos quarenta dias do nascimento de Jesus Cristo. É após este tempo, na tradição judaica, que as mulheres iam ao templo para se purificarem após o parto.


Conheça um pouquinho de cada uma.


Nossa Senhora das Candeias

Nossa Senhora das Candeias (também invocada sob os nomes de Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora da Luz ou ainda Nossa Senhora da Purificação) é um dos muitos títulos pelos quais a Igreja Católica venera a Virgem Maria.


Clique aqui para ler a história completa.


Nossa Senhora de Copacabana

Este título de Nossa Senhora foi em homenagem a uma cidade da Bolívia chamada Copacabana, capital da província de Manco Capac e um importante porto às margens do famoso lago Titicaca, cujo significado é a união de duas palavras: copa e caguana, no vocábulo indígena bolivianos e significa lugar luminoso, resplandecente.


Clique aqui para ler a história completa


Nossa Senhora da Encarnação de Benedita

Em tempos antigos, a aldeia da Benedita era um pequeno lugarejo, cujos fogos estavam divididos em Três freguesias: Turquel, Alvorninha e Santa Catarina. O lugar não tinha templo onde o povo pudesse orar e, por isso, os habitantes resolveram mandar fazer uma capela que ficaria sob o patrocínio da Nossa Senhora da Encarnação. Reuniram-se, quotizaram-se e mandaram fazer a capela no centro do lugar, no local onde hoje se ergue o cruzeiro.


Clique aqui para ler a história completa


Nossa Senhora do Bom Sucesso

O título é compartilhado por diversas imagens de Nossa Senhora ao redor do mundo. Uma das mais conhecidas e venerada até os dias de hoje se encontra na Bélgica e tem uma história um tanto quanto complexa.


Em 1625 a imagem foi colocada aos cuidados do regente espanhol dos Países Baixos, que, por sua vez a enviou à Igreja Agostiniana de Bruxelas em 1626. Quando expulsos da Igreja no ano de 1814, os agostinianos levaram a imagem para uma capela especial, construída em 1852 na igreja paroquial de Finisterre, na Bélgica.


Clique aqui para ler a história completa


Existe muito mais denominações da Virgem para este dia, queremos publicar o máximo possível. Conhece algum outro? Deixe nos comentários.


Gostou? Então nos ajude compartilhando o link em tuas redes sociais.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo