top of page

Agenda de agosto, mês vocacional



Todo mês de agosto, a Igreja celebra as vocações específicas aos ministérios ordenados (diáconos, padres e bispos), à vida matrimonial, religiosa e consagrada, e a missão dos leigos e catequistas. Tempo voltado para a reflexão e a oração pelas vocações e ministérios, de forma a pedir a Deus mais operários para a Messe. Instituído na 19ª Assembleia Geral da CNBB, em 1981, o Mês das Vocações, sobretudo no 3º Ano Vocacional do Brasil, tem o objetivo de promover a cultura vocacional nas comunidades e paróquias.


De 1º a 06 de agosto, em Lisboa, Portugal, a 37ªJornada Mundial da Juventude (JMJ), um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja Católica e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. Neste ano, o lema escolhido pelo Papa Francisco é “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, (Lc 1, 39).


Dia do Padre - O Dia do Padre é celebrado oficialmente em 04 de agosto, data da memória litúrgica de São João Maria Vianney, proclamado pelo Papa Pio XI padroeiro dos párocos e dos sacerdotes, em 1929. João Maria Vianney nasceu na França, em 1786, e foi considerado um grande confessor e conselheiro em Ars, onde viveu seu ministério. O Papa Pio XI o canonizou em 1925.


No Brasil, o Mês das Vocações dedica o primeiro domingo, 06 de agosto de 2023, como dia de oração pela vocação aos ministérios ordenados, que podem ser os diáconos, padres e bispos, isto é, os que recebem o sacramento da Ordem nos três graus.


Dia dos Pais e Semana Nacional da Família - No domingo, 13 de agosto, é celebrado o Dia dos Pais e, no contexto do Mês das Vocações, a Semana Nacional da Família, que se estende de 13 a 20 de agosto. Neste ano, o tema central é: “Família, fonte de vocações” e o lema segue o Ano Vocacional: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33).


Domingo da Vida Consagrada - Já o terceiro domingo do Mês das Vocações, 20 de agosto, é dedicado à vida religiosa consagrada. Nesta data, a oração pelos irmãos e irmãs de vida ativa e contemplativa e também os leigos e virgens consagrados. Para celebrar esta vocação tão especial na Igreja, a Conferência dos Religiosos do Brasil promove a IV Semana da Vida Consagrada, de 20 a 26 de agosto. A programação inclui momentos de reflexão e formação, transmitidos pelo canal do Youtube da CRB. Confira a programação completa.


Se na sua paróquia ou comunidade, há presença de congregações religiosas, valorize-as neste período, gerando conteúdo para todas as redes que podem ser desde a história da congregação até testemunhos dos consagrados que ali estão.


Vocação leiga e Dia dos Catequistas - Para finalizar o Mês das Vocações, a Igreja do Brasil celebra, no quarto domingo, a vocação dos cristãos leigos e leigas e faz memória especial do Dia do Catequista. Em 2023, será em 27 de agosto e celebrado com muitas paróquias pelo Brasil. Os catequistas têm uma missão insubstituível na transmissão e no aprofundamento da fé, por isso devemos celebrar seu dia com muito carinho, agradecendo por sua vocação e dedicação à evangelização.


Santa Dulce dos Pobres - Canonizada pelo Papa Francisco em 2019, a brasileira Santa Dulce dos Pobres tem sua festa litúrgica no dia 13 de agosto. Na ocasião, o portal da Pascom publicou a reportagem especial da Revista Bote Fé, da CNBB, contando um pouco de sua história. Santa Dulce é exemplo e inspiração para os comunicadores, porque fez do amor aos pobres, da vivência da fraternidade e da solidariedade a sua maior palavra. De estatura franzina, falava pouco, rezava e agia muito, conforme testemunhos de quem conviveu com ela.


Intenção de Oração do Papa Francisco - Para o mês de agosto, o convite de oração do Papa é pela Jornada Mundial da Juventude. “Rezemos para que a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa ajude os jovens a colocar-se a caminho, testemunhando o Evangelho com a própria vida”, pede o Santo Padre.


CONFIRA O CALENDÁRIO LITÚRGICO


01/08 – Santo Afonso de Ligório, bispo e doutor da Igreja

02/08 – Santo Eusébio de Vercelli, São Pedro Juliano Eymard,

04/08 – São João Maria Vianney,

05/08 – Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior

06/08 – Festa da Transfiguração do Senhor

07/08 – Santos Sisto II, papa, e Companheiros mártires, São Caetano

08/08 – São Domingos, presbítero

09/08 – Santa Teresa Benedita da Cruz, virgem e mártir

10/08 – Festa de São Lourenço, diácono e mártir

11/08 – Santa Clara, virgem

12/08 – Santa Joana Francisca de Chantal, religiosa

13 – Santa Dulce dos Pobres

14/08 – São Maximiliano Maria Kolbe, presbítero e mártir

15/08 – Solenidade da Assunção de Nossa Senhora (no Brasil se celebra no dia 20)

16/08 – Santo Estêvão da Hungria

19/08 – São João Eudes, presbítero

21/08 – São Pio X, papa

22/08 – Nossa Senhora Rainha

23/08 – Festa de Santa Rosa de Lima, virgem

24/08 – Festa de São Bartolomeu, apóstolo

25/08 – São José de Calasanz, São Luís de França

27/08 – Santa Mônica

28/08 – Santo Agostinho, bispo e doutor da Igreja

29/08 – Martírio de São João Batista

Calendário Civil

Como data importante civil celebrada no mês de agosto e que pode gerar conteúdos para engajamento nas redes sociais, destacamos o dia dos pais, em 13 de agosto.


01/08 – Dia Mundial da Amamentação

03/08 – Dia do Fim da Censura no Brasil

04/08 – Dia do Padre, Dia do Sacerdote

05/08 – Dia Nacional da Saúde

06/08 – Dia Nacional dos Profissionais da Educação

09/08 – Dia Internacional dos Povos Indígenas

12/08 – Dia Internacional da Juventude

13/08 – Dia dos Pais

15/08 – Dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia

19/08 – Dia do Historiador

19/08 – Dia Mundial da Fotografia

24/08 – Dia da Infância

26/08 – Dia do Catequista

28/08 – Dia Nacional do Voluntariado

31/08 – Dia Internacional do Blog


Com informações e imagem: pascombrasil.org.br







Comments


Destaques

Anuncie aqui
bottom of page