top of page

22 de março, dia de oração pelo Haiti



O Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (CELAM), a Conferência de Religiosos e Religiosas (CLAR) e a Caritas atuante no continente convidam os católicos a dedicar esta sexta-feira da Quaresma, 22 de março, à oração pelo Haiti, país devastado pela violência. "Todos com o Haiti" é o lema da iniciativa, que convoca fiéis do mundo todo para um dia de oração pelo país.


"Que nossas celebrações da Quaresma nesse dia sejam acompanhadas de orações pelo Haiti. Nossa iniciativa é também uma forma de chamar a atenção para essa grave e dramática crise. Vamos nos unir ao clamor do povo haitiano para que sua voz seja ouvida na terra e no céu, confiando na misericórdia e compaixão de Deus por seus filhos", diz o comunicado do CELAM.


O país caribenho está passando por uma escalada sem precedentes de violência por parte de grupos criminosos e dias de instabilidade política após a renúncia do primeiro-ministro Ariel Henry, depois que as eleições gerais não foram convocadas.


Todos os dias, centenas de pessoas deixam suas casas destruídas ou cercadas pelos combates e buscam refúgio nas praças ou nos 14 abrigos improvisados criados pelas autoridades em Porto Príncipe. O caos da última semana causou mais 15.000 deslocados internos, somando-se aos mais de 362.000 de uma guerra interminável e invisível. Metade são crianças.


Poder da oração - Os órgãos da Igreja, de acordo com o serviço de notícias do Celam, admitem que "a solução não está diretamente em nossas mãos", mas requer a coragem e a determinação de "homens e mulheres com poder de decisão nacional e internacional". Entretanto, "estamos convencidos da força e do poder da oração, que nos aproxima e expressa nossa solidariedade com o povo haitiano".

Iniciativa de oração 


O CELAM, a CLAR e a Caritas retomam a pergunta do livro do Gênesis (4,9): "Onde está o teu irmão?". E pedem a todas as paróquias, congregações, institutos, organizações e redes eclesiais da América Latina e do Caribe que "não sejam indiferentes" ao sofrimento de um povo inteiro. O dia 22 de março foi escolhido porque nesse dia "muitas comunidades ainda celebram a 'Sexta-feira de Nossa Senhora das Dores'". 


Os organizadores pedem que na próxima sexta-feira "as práticas quaresmais sejam orientadas com essa intenção, mas também é importante tornar essa situação visível para despertar a atenção para sua gravidade e drama". Foi proposto aos fiéis, a partir de seu próprio contexto, "realizar algum gesto de oração, momento de reflexão e ação comunitária concreta".

 

Com informações e imagem: vaticannews.va

Destaques

Anuncie aqui
bottom of page