top of page

10 Anos de Francisco, o Papa da Misericórdia

Em uma década, o ex-bispo de Buenos Aires acumula seguidores e opositores, roda o mundo e retoma a Igreja missionária

Foto: Luis Ángel Espinosa/CathoPic


Há 10 anos, o mundo surpreendia-se com as vestes simples, o sorriso doce e a paixão pelo futebol do novo chefe da Igreja católica, um cardeal chamado Jorge Mario Bergoglio, ex-bispo de Buenos Aires, Argentina, que ao ser eleito Papa apresentou como cartão de visita sua opção pelos desfavorecidos, escolhendo o nome de Francisco. Neste 13 de março, com uma década de pontificado, o Papa da Misericórdia, segue fiel aos seus propósitos. Pelos 10 anos como pontífice, pediu um presente especial: a paz.


Dez anos depois daquela 13 de março de 2013, quando foi eleito à Cátedra de Pedro, Francisco acumula fiéis seguidores e opositores, 40 viagens apostólicas ao redor do mundo, reformas e medidas polêmicas. Segue defendendo a Igreja missionária em saída e eterniza seu maior legado, o acolhimento. A exemplo de Jesus, como todo bom pastor, acolhe a todos e todas, como são e onde estiverem.


Como dizem seus pares, o pontificado de Francisco é marcado pela paixão pela evangelização e pelo constante caminho de reforma da Igreja em sentido missionário. Uma década em que o tempo assumiu duas dimensões diferentes: a progressiva, para iniciar processos, e a circular, para ir ao encontro do outro e voltar enriquecidos no pensamento e no coração.


Ao falar nesta segunda-feira (13) para o “Popecast” produzido pela mídia do Vaticano, Francisco disse: “o tempo é veloz - é apressado. E quando se quer agarrar o hoje, já é ontem. Viver assim é algo novo. Estes dez anos têm sido assim: uma tensão, viver em tensão”. Disse que não pensava em ser Papa justamente na época da Terceira Guerra Mundial e que o momento mais bonito desse período foi um encontro com idosos em São Pedro. Esse é Francisco. Parabéns, Santo Padre!


OUÇA O POPECAST AQUI:


Por Sandra Nassar, com informações do site: www.vaticannews.va



Destaques

Anuncie aqui
bottom of page